terça-feira, 16 de setembro de 2008

Canto Cidadão!

Doutores Cidadãos


Felipe Mello


Roberto Ravagnani

Doutores Cidadãos


Roberto Ravagnani e Felipe Mello (presidentes do projeto)



Esse é um dos projetos que mais admiro e tenho o orgulho de dizer que faço parte.

E não é apenas por ser o maior projeto de voluntáriado em hospitais do Brasil, mas sim por ser autêntico.

O Canto cidadão teve início no ano de 2002 com a iniciativa dos radialistas Felipe Mello e Roberto Ravagnani (presidentes do projeto), e hoje conta com centenas de voluntários intitulados Doutores Cidadãos!

O diferencial dos Doutores Cidadãos para os Doutores da Alegria, é que os Doutores da Alegria são profissionais remunerados que são contratados para exercer sua função em hospitais, cantando, alegrando... e os Doutores Cidadãos são voluntários que disponibilizam de 3 horas à cada fim de semana (a escolha é do voluntário, pode-se escolher de 1 à 4 dias para voluntariar por mês) para tornar-se amigo do paciente e não apenas o entreter. Os Doutores Cidadãos tem como alvo os pacientes adultos dos hospitais, atendendo também crianças, mas como 98% dos que frequentam hospitais (sejam pacientes, visitantes, médicos e funcionários) são adultos esse público se tornou alvo para atenção, já os Doutores da Alegria tem como alvo principal as crianças.

Os Doutores Cidadãos atendem apenas hospitais públicos.

Recentemente uma nova função foi criada dentro do projeto, chamada Brinquedista. Por uma lei é obrigatório que cada hospital tenha uma brinquedoteca disponível para as alas infantis e essa lei é cumprida a risca, o porém é que não havia pessoal disponível para que pudessem fazer a utilização da brinquedoteca, então o Canto cidadão firmou com a Prefeitura de São Paulo afim de disponibilizar pessoas para que as brinquedotecas enfim pudessem ser utilizadas.

Para se tornar um vonluntário do Canto Cidadão é necessário um processo seletivo, pois eles preferem a Qualidade do que a Quantidade. É mais interessante que apenas 60 pessoas tornessem vonluntários com disponibilidade e vontade de seguir em frente do que 200 que não possuem real interesse.

A próxima seleção acontecerá no fim do ano, fiquem de olho!

www.cantocidadao.org.br

Abraços raros a todos!


(Postado por ** Kady **)

Um comentário:

Zinho Policastro disse...

O trabalho dos doutores cidadãos eh realmente mto bonito!!

Parabenizo, não só nossa amiga Kady, mas a tds q fazem parte desse projeto!!

Que continuem sempre levando alegria a quem puderem e aonde forem!!

Abraço raro e alegriado!!